logo

Somos uma empresa de serviços e consultoria em TI e Telecom que oferece projetos de implantação, suporte à infraestrutura e aplicações, direcionados a empresas de diferentes portes e segmentos

+55 21 3905-8511

R. Riachuelo, 130 - 2º andar

Centro - Rio de Janeiro - R

CEP: 20230-014

contato@diversatecnologia.com.br

Tecnologias que serão destaque em 2024

Tecnologias que serão destaque em 2024

Tecnologias que serão destaque em 2024

Vivemos um momento importante, onde a tecnologia promete transformar o panorama empresarial. A democratização da inteligência artificial, aliada a estratégias de segurança e gestão de riscos, está redefinindo a maneira como os negócios operam. Além disso, a aplicação inteligente dessas tecnologias cria novas perspectivas para interações inovadoras com clientes e setores específicos. Conheça algumas tecnologias que serão destaque em 2024 e saiba como as empresas têm a oportunidade de impulsionar seu crescimento e competitividade.  

1. Acesso à Inteligência Artificial Ampliado 

Até 2026, mais de 80% das organizações devem integrar ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) em seus processos. Isso é um grande aumento em relação aos menos de 5% que o faziam em 2023. É uma chance para empresas menores também se beneficiarem. 

2. Controle e Segurança na Utilização da IA 

Até 2026, as empresas que adotarem práticas de de Riscos, Confiança e Segurança em IA (TRiSM) podem melhorar suas decisões, eliminando até 80% de informações defeituosas e ilegítimas. É uma maneira de evitar problemas e garantir decisões mais confiáveis. 

3. Desenvolvimento Potencializado pela IA 

Ferramentas de IA permitem que os engenheiros de software gastem menos tempo escrevendo códigos. Isso significa que eles podem dedicar mais tempo a tarefas estratégicas, como o design e a criação de aplicativos. 

4. Aplicações Inteligentes para Inovar no Trabalho 

De acordo com a pesquisa Gartner CEO and Senior Business Executive de 2023, 26% dos CEOs citaram a falta de talentos como o risco mais prejudicial às organizações. Isso destaca a importância de buscar soluções inteligentes para melhorar o trabalho e a produtividade. 

5. Fortalecimento de Equipes com Tecnologia Avançada 

Até 2027, 25% dos CIOs planejam adotar estratégias para reduzir pela metade o tempo de aquisição de competências essenciais. Isso mostra como a tecnologia pode ser uma aliada no desenvolvimento das equipes. 

6. Gerenciamento Contínuo de Ameaças e Riscos 

Prevê-se que até 2026, organizações que priorizarem investimentos em segurança por meio de uma abordagem contínua podem reduzir violações em até dois terços. Isso mostra a importância de estar sempre atento a possíveis problemas para garantir a segurança. 

7. Interação com Clientes Virtuais e Autônomos 

Até 2028, cerca de 15 bilhões de produtos conectados poderão se comportar como clientes. Isso abre um novo horizonte para interagir com clientes automáticos, o que pode gerar novas oportunidades de negócios. 

8. Tecnologia para Sustentabilidade Empresarial 

O uso inteligente da tecnologia desempenha um papel importante na abordagem da sustentabilidade. Até 2027, 25% dos CIOs poderão ter parte de sua remuneração ligada ao impacto da tecnologia no aspecto sustentável. Isso mostra como a tecnologia pode ajudar a empresa a ser mais amigável ao meio ambiente. 

9. Engenharia de Plataforma para Facilitar o Desenvolvimento 

A engenharia de plataforma é uma estratégia para acelerar o desenvolvimento de aplicativos. Até 2027, o uso dessas plataformas pode ajudar 70% das empresas a acelerar suas iniciativas de negócios, um aumento significativo em relação aos 15% em 2023. 

10. Plataformas de Nuvem Específicas para Cada Setor 

Até 2027, mais de 70% das empresas utilizarão plataformas de nuvem específicas para seus setores. Essas plataformas oferecem um conjunto completo de produtos adaptados às necessidades específicas de cada indústria, combinando diferentes soluções de nuvem. Isso representa um grande aumento em relação aos menos de 15% que o faziam em 2023, e pode ajudar as empresas menores a encontrarem soluções específicas para seus negócios. 

As tendências tecnológicas para 2024 oferecem um caminho promissor para empresas de todos os tamanhos. A democratização da inteligência artificial e a ênfase na segurança abrem portas para inovação e crescimento. E assim, diante dessas perspectivas, surge a pergunta: Qual tecnologia será sua aliada no próximo ano? É hora de explorar as oportunidades oferecidas por essas tendências e planejar como a inovação tecnológica pode ser a chave para o sucesso de seu negócio. 

Hugo Ramos
Sem comentários

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website